Desodorante saudável, barato e vegano

Olá positividade, hi guys, tudo bem?

A pedidos no meu instagram @tatipessaov,  decidi ao invés de responder todos os in box, compartilhar para acesso de todos uma receitinha mais completa do desodorante caseiro, também já fiz uma postagem do desodorante vegano que uso e dura em média dois aqui, você pode acessá-lo aqui. Já comentei com vocês sobre a importância de nos preocuparmos com o que nosso corpo absorve, assim como precisamos respirar para viver, nossas axilas também necessitam (comento mais abaixo), logo que tal pensar a respeito dos antitranspirantes?

Como tantos outros cosméticos, vários dos ingredientes utilizados na maioria são maléficos a nossa saúde, presta atenção neles e reflita a respeito, se desejares:

ALUMÍNIO

Este é o principal ingrediente na maioria das coisas que você compra. É um metal que foi associado ao câncer de mama em mulheres e ao aumento do risco de doença de Alzheimer.  Mais sobre ele aqui   e aqui..

PARABENOS

Este conservante sintético é encontrado em tantos produtos de cuidados pessoais. A maior preocupação é que esses produtos químicos irão perturbar nosso delicado equilíbrio hormonal. A exposição a parabenos também tem sido associada a defeitos congênitos e toxicidade de órgãos.

“De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA, os parabenos são uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno“.

Segundo o FDA, entre os produtos que podem conter parabenos estão maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear. Além de cosméticos, podemos encontrar esses compostos em certos tipos de alimentos e remédios. Fonte

PROPILENOGLICOL

Este é um material à base de petróleo. Em grandes quantidades, estudos mostram que essas coisas podem causar danos ao sistema nervoso central, fígado e coração;

“O propilenoglicol (PG) é um produto químico líquido incolor e inodoro usado durante décadas em uma ampla gama de aplicações. Ele é considerado não tóxico em pequenas quantidades pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador norte-americano equivalente à Anvisa. No entanto, doses elevadas podem causar convulsões em seres humanos e danos ao fígado e aos rins de animais”. Fonte

FTALATOS

 Outra classe de produtos químicos que tem sido associada a uma variedade de problemas de saúde, incluindo defeitos congênitos.

Os ftalatos são um conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Nos cosméticos, eles são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes e permitem que perfumes durem mais tempo; e, em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês, como nos hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes, condicionadores e xampus, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade. Fonte

TRICLOSOAN

Este produto químico é realmente classificado como um pesticida pela FDA e um provável carcinógeno pela Agência de Proteção Ambiental.

 Ele é um agente bacteriostático, de odor levemente aromático, pertencente ao grupo dos fenoxifenois policlorados. É usado como anti-séptico (efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas)[carece de fontes] e também como conservante em cosméticos. É encontrado principalmente em medicamentos, sabonetes, loções, desodorantes e cremes dentais.” (Fonte: Wikipedia) mais sobre ele.

Você realmente quer colocar essas coisas em seu corpo? 

Te convido a fazer e experimentar em casa – Você está pronto? O que você tem a perder? A maioria das pessoas que modificam o desodorante caseiro adoram e nunca voltarão. Você também pode ser um deles!

Desodorante caseiro e axilas felizes!

Esta receita é simples e todos os ingredientes são reconhecíveis e seguros. Sua preocupação será somente em armazenar bem o produtinho, que pode ser na geladeira ou in natura, fechado.

Tenhas em mente que este desodorante NÃO é um antitranspirante. Mas essa é a parte boa,  uma vez que precisamos suar.

Suar é uma das maneiras pelas quais seu corpo desintoxica naturalmente . Além disso, o antitranspirante apenas obstrui seus poros para evitar que o suor saia –  mas seu corpo continuará tentando desintoxicar. É por isso que o antitranspirante deixa essas “manchas” na sua camisa favorita. É como se as axila brigassem numa limpeza pesada entre um  esgoto e o filtro – tadinhos do nosso corpo, sempre lutando por nós.

Ingredientes do desodorante com ÓLEO DE COCO

  1. 1/3 xícara de óleo de coco;
  2. 15g de bicarbonato de sódio (Você pode até usar menos se você tiver uma pele super sensível);
  3. 1/3 xícara de amido de milho, ou pó da folha de macaxeira ou mandioca que é muito eficiente;
  4. 10 a 15 gotinhas de óleos essenciais (opcional);

Instruções de como fiz

  1. Misture o bicarbonato de sódio e o amido/pó da folha de macaxeira juntos em uma tigela de tamanho médio;
  2. Depois acrescente o óleo de coco com um garfo até bem misturado;
  3. Adicione os óleos para dar fragrância, se desejar;
  4. Armazene em 1 frasco de vidro pequeno ou num recipiente de desodorante antigo para fácil utilização.

Se você fizer, compartilhe como foi sua experiência ou mudança!

Por uma vida menos tóxica de todas as formas, para todos nós.

See ya!

Você poderá gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up
error: Content is protected !!